Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um conjunto de procedimentos baseado em princípios de não geração e minimização da formação de resíduos, realizando ações de manejo referentes separação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário e externo, tratamento interno e externo e disposição final, as quais visam minimizar a criação de resíduos.
Com a legislação mais restritiva às questões ambientais e a intensificação de ideologias mais conscientes, faz-se extremamente necessário promover e instituir um Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), realizando uma revisão periódica do mesmo, mantendo-o sempre adequado à realidade do empreendimento a respeito da geração de resíduos sólidos. É necessário que o plano siga as ordens de prioridade de acordo com o artigo 9º da lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, focando em não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
O Plano tem como objetivo eliminar a geração desnecessária de resíduos, assegurando que seja gerado a menor quantidade possível dos mesmos durante a operação de determinado empreendimento, minimizando possíveis impactos ambientais causados pela geração inevitável de resíduos sólidos. Além de garantir que os resíduos gerados sejam coletados e dispostos adequadamente visando reduzir, reciclar e reutilizar ao máximo.
Seguindo esse caminho de ações, será reduzido os custos de armazenamento, transporte e destinação final de resíduos, aprimorando a qualidade ambiental do empreendimento, além disso, a destinação incorreta de resíduos fomenta inúmeros passivos ambientais, seja pela contaminação do solo, dos recursos hídricos, ou da atmosfera.
Com uma equipe de profissionais multidisciplinares, a ABG Engenharia e Meio Ambiente tem experiência no Gerenciamento de Resíduos Sólidos e em outros serviços relacionados à esta área.