Geração de energia é destaque em Fórum
Com objetivo de discutir a importância da geração de energia na economia do Rio Grande do Sul, foi promovido no início do mês de julho, em Porto Alegre, o Fórum de Energias Renováveis, reunindo especialistas da área que trataram de diversos temas, como bioenergia e energias hídricas.
Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior potencial de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), ficando atrás de Mato Grosso e Minas Gerais. A matriz energética gaúcha é de 9.948 megawatts (MW) de potência instalada, sendo que 5.972 megawatts são de fontes hídricas, ou seja, cerca de 60% do total. No Estado, existem 150 usinas hídricas em operação, sendo 77 PCHs gerando 913 MW.
Em um dos painéis, Alexandre Bugin, diretor-sócio da ABG e, no ato, representando o Sindienergia -RS, falou sobre o avanço das questões ambientais relacionadas as instalações das usinas no Estado. “Já temos condições em afirmar que, após centenas de projetos, seguramente a fonte hídrica é uma fonte limpa, renovável, e que tem um impacto ambiental controlado. Sabemos que qualquer geração de energia promove impacto, mas é uma fonte extremamente segura em termos ambientais”, afirmou. Bugin participou do painel juntamente com o presidente da Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (AGPCH), Roberto Zuch.
O Fórum de Energias Renováveis foi promovido pelo jornal Correio do Povo.
Foto: Alina Souza/CP
Fonte: CP
22 de julho de 2022