Estudos Ambientais São Apresentados na Audiência Pública em Quaraí/RS

No dia 25 de junho, em Quaraí, na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, aconteceu a Audiência Pública para o Complexo Eólico Santa Helena de Quaraí, no auditório do Centro Cultural do município. Com a presença de representantes do empreendimento, das equipes do órgão fiscalizador e da ABG Engenharia e Meio Ambiente, e com cerca de 50 pessoas da comunidade, o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Na apresentação da ABG, conduzida pelo biólogo e gerente Marcos Vinicius Daruy, foram disponibilizadas informações sobre como foram obtidos os dados e o estudo para se ter um diagnóstico ambiental para compor o EIA/Rima. Daruy explicou, também, como são avaliados os impactos, tanto os positivos quanto negativos, e destacou detalhadamente as etapas para a elaboração do estudo. Segundo o biólogo, a audiência cumpriu mais uma etapa em busca da Licença Prévia do empreendimento e foi muito positiva em outros aspectos. "Pudemos mostrar o resultado dos estudos para os moradores, além de receber as contribuições deles, que serão incluídas na análise do EIA/Rima pela Fepam. A gente pode, também, mostrar um pouco do resultado dos estudos que executamos aqui na região, incluindo as espécies de fauna e flora, mostrando o conhecimento que a equipe adquiriu a partir dos nossos serviços".

Para a engenheira civil e gerente da ABG Carla Volpato Citadin, eventos como a Audiência Pública, são essenciais para que a comunidade conheça e se aproprie das mudanças que possam ocorrer na região. "Nestes empreendimentos de grande porte, onde a exigência de estudos aprofundados é fundamental para que o órgão ambiental tenha segurança na avaliação, quanto a emissão ou não da licença, é muito importante a manifestação da comunidade quando há exigência de AP, pois facilita e dá credibilidade ao processo", avalia.

A previsão é que o Complexo Eólico Santa Helena de Quaraí seja instalado ao norte do município, tendo 91 aerogeradores com capacidade para gerar cerca de 409 megawatts (MW) de energia — energia suficiente para abastecer de 300 a 600 mil residências.

O biólogo da ABG, Maury Abreu, também participou da audiência.

O EIA encontra-se disponível para consulta na página da Fepam.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale com Especialista

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.