Conheça a Participação da ABG no Processo de Licenciamento Ambiental da Revitalização do Cais Mauá
A ABG Engenharia e Meio Ambiente participou do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de um dos projetos mais aguardados de Porto Alegre: Revitalização do Cais Mauá. Esse projeto de revitalização, envolveu três espaços localizados no Centro Histórico da capital às margens do Lago Guaíba: gasômetro, armazéns e docas, que juntos somam 187.000 m² da área portuária. A equipe da ABG foi responsável por todos os estudos para diagnósticos do ambiente do Cais. Um componente importante dos estudos foi o patrimônio histórico-cultural e arqueológico de toda a área e os armazéns.
Com o resultado desses estudos, a equipe produziu o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que apresentou as informações sobre o empreendimento, seus objetivos e características, o resumo da qualidade ambiental atual das áreas de influência do empreendimento, a descrição dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação do empreendimento, além da proposição de medidas e programas de monitoramento e acompanhamento dos impactos identificados.
Em 2016, o empreendimento recebeu a Licença Prévia (LP): autorização concedida na fase preliminar do planejamento, aprovando a localização e concepção, além de atestar a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas fases seguintes de sua implantação. Em 2017, o projeto de revitalização recebeu a Licença de Instalação (LI).
Situação atual:
Em novembro de 2021, foi inaugurado o Cais Embarcadero, espaço de 19 mil m², na beira do Lago Guaíba, com áreas de gastronomia, lazer e entretenimento. Também foi entregue à comunidade a revitalização do Muro da Mauá.
O governo do estado decidiu realizar um novo estudo de viabilidade e concepção do projeto e prevê um novo projeto de modelagem até o final de 2023. Após isso, estão previstas consulta e audiência pública, além de outros passos técnicos para dar continuidade ao projeto.
A aspiração do poder público na revitalização da área do Cais Mauá existe desde 1995, quando o governo estadual manifestou a intenção de utilização dessa área para atividades não portuárias.
Segundo o diretor da ABG, Alexandre Bugin, “este projeto precisa sair do papel o mais breve possível e, certamente, será um grande ganho de valoração para a cidade de Porto Alegre. A experiência vivida pelo público com projeto do Embarcadero e da Orla do Guaíba demonstra que a população quer estar mais próxima do Guaíba e do patrimônio histórico-cultural que existe na zona do Cais Mauá”, conclui.