Aprovada a Licença de Operação em empreendimento na Fronteira Oeste
No dia 14 de janeiro foi emitida Licença de Operação (L.O.) de parte de um dos empreendimentos em que a ABG está à frente na implantação e fiscalização dos Programas Ambientais: o Grupo de Transmissão Sant´Ana 1, na fronteira Oeste do RS. No dia anterior à emissão da licença (13), o biólogo e gerente da ABG Marcos Daruy esteve acompanhando a equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na vistoria referente a este processo de L.O.
A ABG está trabalhando nos empreendimentos Sant´Ana 1 e Sant´Ana 2 desde as Licenças Ambientais, implantando e fiscalizando os Programas Ambientais.
Conforme Daruy, “o Rio Grande do Sul passou um tempo sem implementar novos parques eólicos porque não existia a infraestrutura de transmissão, não sendo possível fazer a conexão de vários novos projetos de geração de energia. Isto está mudando”, destacou. A operação dessas linhas viabiliza os empreendimentos eólicos da Fronteira e da Campanha no Estado.
O ano de 2022 para o setor de energia eólica no Rio Grande do Sul iniciou com ótimas perspectivas. Conforme divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a projeção é que sejam entregues 34 obras, sendo 14 subestações e 20 linhas de transmissão, aumentando a capacidade de escoar a energia obtida através dos ventos.
Segundo os dados do governo do Estado, hoje, o Rio Grande do Sul é o quinto Estado brasileiro com maior potência eólica instalada. A região Nordeste – Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Piauí, lidera o país.
15 de janeiro de 2022.