AeroCITI é Lançado e Recebe Licença de Instalação
Na tarde desta segunda-feira (31), no Palácio Piratini aconteceu a solenidade de lançamento do projeto e a entrega da Licença de Instalação (LI) do Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação (AeroCITI), do complexo aeronáutico no distrito industrial de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ABG Engenharia e Meio Ambiente executou os estudos ambientais da área destinada à implantação do empreendimento e do novo aeroporto do Rio Grande do Sul, em conjunto com a equipe técnica da empresa Aeromot S.A.
“Foi um trabalho importante sob o aspecto ambiental pois, além de tratar de um empreendimento de grande relevância para o Estado, possui premissas que buscam soluções sustentáveis e tecnologias mais limpas associadas aos processos produtivos e operacionais. Nesta etapa de Licença de Instalação trabalhamos buscando esses objetivos, e acredito que o resultado foi muito positivo, encerrando com a emissão da Licença. Vale mencionar também a excelência da equipe técnica da Fepam, que trabalhou de forma a viabilizar a licença em um prazo bastante célere”, destacou Marcos Daruy, gerente da ABG.
Na cerimônia estavam presentes o governador do Estado Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura Marjorie Kauffmann, o presidente da Aeromot S.A. Guilherme Cunha e sua equipe, o sócio-diretor da ABG Alexandre Bugin, os gerentes da ABG Carla Citadin e Marcos Daruy, além de diversas autoridades, empresários e representantes de empresas parceiras.
O AeroCITI terá uma área total de 500 hectares e integração multimodal com aeroporto, conexão fluvial e rodoviária, oferecendo áreas de expansão para indústrias, centros de logística, formação e manutenção. A área na qual será construído o complexo está localizada às margens da BR 116, na divisa do Arroio do Conde, em Guaíba.
O início das obras está programado para o segundo semestre de 2025.
Fotos: Secom - Divulgação