ABG reúne seus colaboradores em encontro sobre práticas ESG

ABG reúne seus colaboradores em encontro sobre práticas ESG

Tema que está se tornando cada vez mais relevante em discussões empresariais e de investimento, o ESG - Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança), foi o mote de um encontro promovido pela ABG Engenharia e Meio Ambiente junto aos seus colaboradores, no dia 26 de abril, em sua sede em Porto Alegre.

Em sua fala, no I° Encontro ESG da ABG, o sócio-diretor Alexandre Bugin agradeceu a presença de todos e relatou um breve histórico sobre os princípios que norteiam esta agenda e como a empresa está se adaptando para colocar em prática os critérios ESG. “Existe um efeito dominó. Todos que trabalham com as empresas que possuem o processo ESG bem alinhado, automaticamente, também têm que começar a se adaptar a este sistema internamente. Nós temos este desafio. Sabemos o que fazer e já fazemos muitos procedimentos que se encaixam neste perfil. O que precisamos é nos aprimorarmos ainda mais, e é para isso que estamos aqui”, falou Bugin, destacando que às vésperas de completar 34 anos de existência, a ABG busca se comprometer cada vez mais com as boas práticas.

Na sequência, o tema tratado foi Segurança do Trabalho, com Ricardo Ravizza, supervisor técnico da Cunha & Cunha, empresa especializada em Segurança do Trabalho. Ravizza abordou a segurança em vários aspectos como prevenção de incêndio, primeiros socorros, EPIs, entre outros. Na ocasião, foram atualizados o treinamento e a certificação dos colaboradores.

“Segurança do Trabalho é pensar, a longo prazo, que eu tenho que manter meu material de trabalho íntegro. Estou muito feliz de poder estar aqui participando disso porque é um trabalho pioneiro. Poucas empresas vestem a camisa para investir tempo, dinheiro e mobilização. Muita coisa já é praticada na ABG, mas agora precisamos, ainda mais, formatar, registrar e nortear a política de segurança do trabalho da ABG, fortalecendo o processo de ESG”, destacou o supervisor.

Outro tópico abordado no I° Encontro foi Descarbonização, que foi conduzido pelo engenheiro mecânico Bernardo Baldasso e presidente do ASHRAE South Brazil Chapter, associação internacional que cria normas e conteúdos técnicos que envolvem a parte de climatização, ventilação, aquecimento do ambiente, entre outros.

A descarbonização é um assunto dos mais impactantes e atuais na área ambiental e faz parte de um dos pilares do ESG. É um desafio global que requer cooperação internacional, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias limpas e ações coordenadas em todos os níveis, desde o local até o mundial.

“Há 10 anos a gente não ouvia falar sobre isso (descarbonização), precisamos ter o entendimento no sentido de como funcionam as emissões, como a gente pode reduzir elas e quais são os impactos que elas causam”, falou Baldasso, apresentando dados e exemplificando diversas situações que ocorrem no dia a dia, tanto na rotina individual, como nas áreas da construção civil, indústrias e afins.

A ideia é que esta integração ocorra periodicamente e que os colaboradores sugiram temas a serem abordados, além dos que serão propostos pelas gerências da ABG Engenharia e Meio Ambiente.


Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.