ABG Licencia Projetos de Implantação de Usinas Solares Fotovoltaicas.
Com a tecnologia cada vez mais avançada e tendo programas de incentivo e financiamentos mais acessíveis, a energia solar fotovoltaica tem se tornado uma fonte importante na matriz energética do Brasil, país que tem diversas regiões com altas incidências de radiação solar.
A ABG tem experiência em projetos nesta área, e, há pouco, foi contratada por uma empresa multinacional para buscar o licenciamento ambiental de cinco usinas solares fotovoltaicas: quatro no Rio Grande do Sul – duas em Venâncio Aires, com potência de 1 MW cada, uma em Guaíba, com 600 KW e uma em Santa Cruz do Sul, de 1 MW, além de uma usina em Mondaí, Santa Catarina, com potência de 1 MW.
Para a elaboração do estudo do licenciamento das áreas para a implantação dos empreendimentos, a equipe da ABG está visitando os locais, verificando os temas ambientais e constatando se há ocorrência de vegetação nativa, tipificação de fauna, recursos hídricos e se se há incidência de Áreas de Preservação Permanente – APPs, entre outros levantamentos.
Conforme o biólogo e gerente da ABG, Marcos Vinicius Daruy, este tipo de energia é tendência do futuro devido diversos fatores como a questão climática, as exigências dos órgãos internacionais para a redução de carbono, a crise energética da fonte hídrica, entre outros. “A energia solar é uma das mais limpas para ser gerada e o desenvolvimento tecnológico para esta produção tem sido aperfeiçoada e otimizada. Hoje em dia todos os projetos solares fotovoltaicos têm um excelente retorno”.
A projeção é que as cinco usinas solares fotovoltaicas já deverão estar implantadas em 2022.
17 de dezembro de 2021