Monitoramento Ambiental

O monitoramento ambiental é definido pelo Ministério do Meio Ambiente como um acompanhamento rigoroso da condição dos recursos ambientais nos meios físicos e bióticos em áreas urbanas e rurais.

Este processo é de extrema importância e necessidade em empreendimentos que utilizam ou interferem em aspectos ambientais. Na etapa de avaliação de impactos ambientais, são apontadas as respostas do meio ambiente frente às intervenções previstas pelo empreendimento, criando assim condições para o monitoramento através de critérios de periodicidade, preservação e técnicas de coleta. Objetivando verificar os impactos reais do empreendimento e controlar o desempenho ambiental do mesmo, avaliando medidas de mitigação aplicadas, e abrangendo aspectos biológicos, físicos, sociais e econômicos.

Através do monitoramento ambiental, é possível entender melhor o vínculo das ações do homem com o meio ambiente, bem como os efeitos da atuação de instituições através de planos, programas, projetos, instrumentos legais e financeiros, qualificados para preservar o equilíbrio ecológico ou recuperar áreas e sistemas específicos.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.