Medição Anemométrica: Processo Essencial Para a Criação de um Parque Eólico

Medição Anemométrica: Processo Essencial Para a Criação de um Parque Eólico

A base da energia eólica é o vento, recurso natural e renovável, gerado a partir do uso de turbinas eólicas que convertem a energia cinética do vento em energia elétrica. Para que a geração eólica seja aproveitada ao máximo, é necessário saber onde há vento e quais suas características, como sazonalidade, direção predominante, velocidade e sua variação em diversas alturas, onde futuramente seja possível o seu aproveitamento a partir do movimento das pás de um aerogerador. Um dos instrumentos utilizados para esse fim é o anemômetro, e sua instalação é feita em diferentes alturas em uma torre anemométrica.

Desse modo, a implantação de torres anemométricas são o ponto de largada para o desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica, consistindo, inclusive, regras de órgãos reguladores da área: Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Operador Nacional do Sistema (ONS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além dos órgãos fiscalizadores locais. Os dados registrados pelas torres norteiam as características técnicas dos projetos eólicos, e dão garantias à geração de energia prevista.

Da mesma forma, o licenciamento ambiental da implantação de torres anemométricas é, usualmente, um dos primeiros passos dentre os estudos e ritos que envolvem as ações ambientais de projetos de geração eólica. Por serem projetos relativamente simples para serem implantados, normalmente não implicam impactos ambientais significativos. Por isto, alguns estados têm adotado mecanismos simplificados para seu licenciamento ambiental, com intuito de dinamizar a prospecção de áreas com potencial eólico, mas com garantia da qualidade ambiental.

Mas isto significa que os estudos ambientais em torres anemométricas não são importantes? Pelo contrário. O fato desses empreendimentos serem as primeiras estruturas implantadas em projetos eólicos faz com que eles normalmente se localizem em áreas com pouca ou sem nenhuma infraestrutura de apoio, muitas vezes áreas ambientalmente muito conservadas. Embora simples, os estudos ambientais desses empreendimentos são de grande importância para identificar temas ambientais sensíveis, orientando o projeto e sua execução de modo a reduzir ao máximo o impacto ambiental decorrente da obra, garantindo assim a sustentabilidade do projeto desde seu início.

A ABG Engenharia e Meio Ambiente possui anos de experiência no licenciamento de torres anemométricas, e realiza todos os estudos necessários à sua implantação, orientando seus clientes para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e com a agilidade exigida pelas características de mercado.

Entre em contato conosco através dos directs das redes sociais ou pelo WhatsApp (51) 99607-2951.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.